Portal do Corretor
 

Curiosidades sobre a Páscoa

Quem nunca se perguntou sobre o porquê de na Páscoa as pessoas decorarem a casa com coelhos e trocarem ovos de chocolate? Confira abaixo algumas curiosidades sobre essa data tão especial!

 
Fonte: ShutterstockFonte: Shutterstock
 

1 - Páscoa significa passagem

Páscoa é uma palavra de origem hebraica que significa passagem. Judeus e cristãos comemoram a data, mas por motivos diferentes.

2 - Ressurreição

Para os cristãos, a Páscoa relembra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa dos cristãos ocorre no primeiro domingo posterior à primeira lua cheia a partir de 21 de março. É por isso que ela sempre cai em um dia diferente.

3 - E os coelhos?

A tradição dos coelhos e do Coelhinho da Páscoa surge depois dessa história toda. Ela aparece pois, graças a grande capacidade de reprodução dos coelhos, eles representam a vida, fertilidade e um novo tempo de liberdade. Além de ser um dos primeiros animais a aparecerem após um inverno rigoroso.

4 – Por que os ovos?

A tradição de presentear pessoas com ovos na Páscoa surgiu pois os ovos também são símbolo de vida e de renascimento. Afinal, de dentro de um ovo sempre sai uma nova vida, não é? Porém, naquela época, não eram ovos de chocolate, como conhecemos hoje, e sim ovos de galinha pintados à mão.

Uma lenda conta que uma mulher iria presentear ovos de galinha coloridos aos filhos e escondeu no quintal. Quando as crianças foram procurar, viram um coelho passar e ficaram pensando que ele havia trazido os ovinhos.

 

Feliz Páscoa!